Notícias

Tarde termina com ligeiro aumento de nebulosidade pela chegada da brisa marítima

31/08/2019 17:21 - Sábado

O tempo seco e o predomínio de sol provocaram mais uma tarde com índices de umidade reduzidos e temperaturas elevadas para a época do ano. De acordo com as estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo, esta foi a tarde mais quente do inverno, com os termômetros chegando aos 32,1ºC em média na cidade. A umidade relativa do ar atingiu valores críticos, abaixo dos 30%, mas os índices já começam a subir a partir da Zona Sul com a chegada da brisa marítima, o que aumenta a nebulosidade nas próximas horas. A aproximação de uma frente fria na divisa com o Paraná, deve provocar rajadas de vento no decorrer da noite, o que eleva o risco para queda de galhos e árvores. As chuvas associadas a este sistema se concentram no Vale do Ribeira e Litoral Sul, mas podem atingir a Grande São Paulo de forma isolada entre o final da noite e decorrer da madrugada.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A propagação de um sistema frontal pelo litoral paulista deve mudar um pouco o tempo entre o final do domingo e o início da próxima semana. Esse sistema não deve causar chuvas volumosas, mas serve para melhorar a qualidade do ar e elevar os índices de umidade na Grande São Paulo.

No domingo (01) o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 16°C, enquanto as máximas podem superar os 26°C. A aproximação de uma frente fria muda o tempo, causando aumento de nebulosidade e rajadas de vento no decorrer da tarde. As chuvas devem ocorrer na forma de pancadas isoladas.

A segunda-feira (02) deve apresentar maior nebulosidade e chuvas isoladas que se alternam com períodos de melhoria no decorrer do dia, devido a propagação do sistema frontal pelo litoral paulista. Os termômetros variam entre mínimas de 14ºC e máximas que não devem superar os 23ºC.