Notícias

Temperaturas já estão em lento e gradual declínio em São Paulo no primeiro dia da primavera

23/09/2019 16:21 - Segunda-feira

A tarde desta segunda-feira (23), primeiro dia da primavera no Hemisfério Sul, segue com céu encoberto e garoa fina ocasional em vários bairros da Capital paulista. A combinação do tempo fechado, com chuviscos e os ventos úmidos que sopram do mar não deixaram as temperaturas subir muito. Por conta disso, a sensação será de frio até o fim da noite e principalmente na próxima madrugada. 

Hoje a temperatura máxima chegou aos 17,1°C e as taxas de umidade do ar se mantiveram acima dos 60%. Por volta das 12h45 da tarde desta segunda-feira (23) a Defesa Civil do Município de São Paulo decretou estado de ALERTA para Baixa Temperatura do ar, em decorrência dos valores abaixo dos 13°C e da sensação térmica, que pode ser inferior aos 10°C em alguns momentos da noite e próxima madrugada. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Os próximos dias serão de tempo instável em São Paulo, com previsão de chuvas mais significativas entre a terça-feira (24) e a quinta-feira (26). A intensidade das precipitações pode variar entre moderada a forte em alguns momentos, com a manutenção de temperaturas baixas, principalmente nas madrugadas. O sistema responsável pelas chuvas será a atuação de um "cavado", região alongada de baixa pressão atmosférica.

A terça-feira (24) deve iniciar com céu encoberto e termômetros em torno dos 12°C observados durante a madrugada. O dia será marcado por muitas nuvens e curtos períodos de sol. Por conta disso as temperaturas não sobem muito. A máxima não ultrapassa os 20°C e a sensação será de frio, com os ventos soprando do oceano em direção à costa paulista. Entre a tarde e à noite, áreas de instabilidade que se propagam a partir do interior do estado e provocam pancadas de chuva com até moderada intensidade. A umidade do ar segue elevada e acima dos 62%.

A quarta-feira (25) também será marcada por chuvas no decorrer do dia, em decorrência da atuação do sistema de baixa pressão (cavado). As chuvas iniciam a partir da madrugada e ganham força até o fim da tarde. As simulações mais recentes indicam que pode chover forte em alguns momentos, o que aumenta o potencial para a formação de alagamentos na Capital paulista e cidades da RMSP. As temperaturas variam entre mínima de 14°C e máxima de 19°C, com ventos constantes do quadrante sul/sudeste.