Notícias

Estado de alerta para alagamentos

29/03/2020 17:25 - Domingo

Estado de alerta para alagamentos:

Subprefeitura do Jaçanã/Tremembé

Iminência de transbordamento do Córrego Paciência às 17h06

Subprefeitura da Penha

Transbordamento do Córrego Tiquatira - Av Governador Carvalho Pinto às 17h25

A Capital segue com tempo instável. Imagens do radar meteorológico apontam chuva forte em grande parte da Zona Leste, especialmente nos bairros da Penha e Aricanduva, além do extremo da Zona Norte, região de Tremembé. Nas demais localidades a chuva é leve. No entanto, há condições para alagamentos e transbordamento de córregos e rios.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O ar seco aos poucos perde intensidade sobre o estado paulista, o que favorece o retorno das chuvas em forma de pancadas isoladas até o início da próxima semana.

A segunda-feira (30) deve registrar uma madrugada com muitas nuvens e chuviscos isolados, com termômetros em torno dos 19°C. Amanhecer com sol e temperaturas em gradual elevação até os 27°C. Os índices de umidade do ar se elevam um pouco mais e variam entre 51% e 95%. As chuvas retornam no período da tarde com pancadas rápidas de moderada, por vezes forte intensidade, mas sem uma região preferencial para o início das precipitações.

Na terça-feira (31), o cenário atmosférico não sofre mudanças significativas. A madrugada deve ter céu nublado, ainda com ventos soprando de sudeste e termômetros na casa dos 19°C. Os percentuais de umidade se mantêm elevados, com os menores valores acima dos 47%. Durante a tarde há previsão de chuvas rápidas e isoladas com baixo potencial para a formação de alagamentos.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos

-Evite transitar em ruas alagadas.

-Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. Fique em lugar seguro. -Se precisar, peça ajuda;

-Ao planejar suas viagens, há menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

-Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

O que fazer em caso de enchentes

-Procure manter-se informado sobre as áreas de risco;

-Evite cruzar ruas alagadas;

-Mantenha-se longe da rede elétrica;

-Se a chuva causou rachaduras ou outro problema grave em sua casa, chame a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);

-Se sua casa for condenada pela Defesa Civil, saia o quanto antes.