Notícias

Término do estado de alerta às 17h47

29/03/2020 18:18 - Domingo

Término do estado de alerta para alagamentos

Subprefeitura do Jaçanã/Tremembé

Iminência de transbordamento do Córrego Paciência às 17h06

Subprefeitura da Penha

Transbordamento do Córrego Tiquatira - Av Governador Carvalho Pinto das 17h25 às 17h47

Parte da chuva que caiu sobre a Capital, sobretudo o núcleo mais intenso que atingiu a zona leste se dissipou. Os níveis dos córregos mais atingidos já retornaram aos seus níveis de normalidade. Imagens do radar meteorológico mostram mais áreas de instabilidade no interior do estado, com núcleos mais intensos sobre Itu e Salto. O sistema segue com deslocamento em direção a Região Metropolitana, podendo atingir novamente a Capital, causando novos alagamentos. A chuva ainda segue em toda a Zona sul, com baixa intensidade.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O ar seco aos poucos perde intensidade sobre o estado paulista, o que favorece o retorno das chuvas em forma de pancadas isoladas até o início da próxima semana.

A segunda-feira (30) deve registrar uma madrugada com muitas nuvens e chuviscos isolados, com termômetros em torno dos 19°C. Amanhecer com sol e temperaturas em gradual elevação até os 27°C. Os índices de umidade do ar se elevam um pouco mais e variam entre 51% e 95%. As chuvas retornam no período da tarde com pancadas rápidas de moderada, por vezes forte intensidade, mas sem uma região preferencial para o início das precipitações.

Na terça-feira (31), o cenário atmosférico não sofre mudanças significativas. A madrugada deve ter céu nublado, ainda com ventos soprando de sudeste e termômetros na casa dos 19°C. Os percentuais de umidade se mantêm elevados, com os menores valores acima dos 47%. Durante a tarde há previsão de chuvas rápidas e isoladas com baixo potencial para a formação de alagamentos.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos

-Evite transitar em ruas alagadas.

-Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. Fique em lugar seguro. -Se precisar, peça ajuda;

-Ao planejar suas viagens, há menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

-Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

O que fazer em caso de enchentes

-Procure manter-se informado sobre as áreas de risco;

-Evite cruzar ruas alagadas;

-Mantenha-se longe da rede elétrica;

-Se a chuva causou rachaduras ou outro problema grave em sua casa, chame a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);

-Se sua casa for condenada pela Defesa Civil, saia o quanto antes.