Notícias

Mais uma tarde típica de outono na Capital paulista e Grande São Paulo

12/05/2020 15:53 - Terça-feira

Mais uma tarde típica de outono registrada na Capital paulista. O ar seco domina há vários dias as condições atmosféricas sobre o estado de São Paulo, inibindo a formação de nuvens de chuva e proporcionando tardes ensolaradas, com baixos índices de umidade do ar. 

Nesta terça-feira (12) houve grande amplitude térmica, uma vez que as temperaturas registraram mínimas de 11,8°C e a máxima chegou aos 26,6°C. Os percentuais de umidade mais baixos ficaram em torno dos 32% nos bairros mais impermeabilizados e desprovidos de vegetação e espelhos d'água. O dia termina sem previsão de chuvas, poucas nuvens do tipo cirros (nuvens altas), que já prenunciam a mudança futura nas condições do tempo.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A combinação de uma área de baixa pressão atmosférica e a passagem de uma frente fria por São Paulo muda o tempo a partir do fim da noite da quarta-feira (13). O sistema frontal cruza o estado paulista durante a quinta-feira (14), trazendo chuvas e ligeiro declínio das temperaturas.

A quarta-feira (13) ainda começa com poucas nuvens e termômetros em torno dos 14°C. No decorrer do dia as temperaturas se elevam até os 27°C e as taxas de umidade do ar variam entre 35% e 90%. A partir do fim da tarde a quantidade de nuvens aumenta por conta da aproximação das instabilidades que antecedem a frente fria. Durante a noite a previsão é de pancadas isoladas de chuva com baixo potencial para a formação de alagamentos.

A madrugada de quinta-feira (14) deve ter céu nublado com chuvas isoladas e termômetros em torno dos 14°C. Ao longo do dia a frente fria cruza o estado de São Paulo com chuvas intermitentes de fraca a moderada intensidade e baixo volume de precipitação. Em função do tempo mais fechado e chuvoso as temperaturas máximas não sobem muito. Máxima de apenas de 21°C e percentuais de umidade dom ar acima dos 60%, proporcionando temporariamente uma melhor qualidade do ar.