Notícias

Início de quarta-feira (19) com céu encoberto em São Paulo

19/08/2020 08:31 - Quarta-feira

A quarta-feira (19) registrou uma madrugada com pancadas de chuva moderada, rápido deslocamento pela Capital paulista e RMSP, com termômetros em média na casa dos 15,3°C. As primeiras horas da manhã está sendo marcada por céu encoberto, chuviscos isolados e redução de visibilidade em alguns bairros e aeroportos provocada por névoa úmida. Ainda nesta manhã a nebulosidade diminui e o sol aparece, o que favorece a elevação das temperaturas até os 26°C. Os índices de umidade do ar se mantêm elevados e dentro do recomendado, com valores entre 55% e 90%. Entre a tarde e à noite são esperadas pancadas de chuva de forma isolada que podem começar pela Zona Sul da Grande São Paulo.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O cenário atmosférico continua indicando uma frente fria semi-estacionária entre Santa Catarina e o Paraná, onde deve ocorrer as chuvas mais intensas. Nos próximos dias o sistema frontal avança e causa chuvas mais generalizadas e volumosas em São Paulo, principalmente na sexta-feira (21). Em sua retaguarda uma forte massa de ar polar derruba literalmente as temperaturas. 

A quinta-feira (20) deve começar com céu encoberto e garoa ocasional em São Paulo. No decorrer do dia tempo instável e chuvoso com pancadas de chuva de até moderada intensidade entre os períodos da tarde e à noite com potencial para a formação de alagamentos. A temperatura mínima do dia deve ocorrer no período da noite, com previsão de 13°C e sensação de frio abaixo desse valor. Percentuais de unidade do ar elevados e acima dos 60%.

Na sexta-feira (21) o sistema frontal atuará na altura do litoral paulista e associado a áreas de instabilidade sobre o continente. São esperados elevados volumes de precipitação no decorrer do dia, com potencial para a formação de alagamentos intransitáveis e transbordamentos de córregos. Será um dia de baixa amplitude térmica onde a mínima prevista é de 10°C e a máxima não deve superar os 13°C, com taxas de umidade do ar acima dos 68%.