Notícias

Céu claro e calor no início da tarde paulistana

29/08/2020 12:19 - Sábado


A tarde inicia ensolarada e com temperaturas agradáveis que permanecem em elevação, com máximas que ficarão em torno dos 30°C. As estações meteorológicas automática do CGE da Prefeitura de São Paulo registram 28°C em média e a umidade relativa do ar oscila em tornos dos 40%, mas deve declinar nas próximas horas conforme as temperaturas se elevam, podendo ficar até ligeiramente abaixo de 30%. Não há previsão para chuvas. 


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


O ar seco segue atuando em boa parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste do País, desviando os sistemas frontais para o oceano e inibindo a formação de nuvens carregadas que provocam chuvas. Esse quadro garante dias ensolarados com baixos percentuais de umidade do ar que impactam diretamente nas condições ambientais, bem como na saúde das pessoas. O cenário atual aumenta o potencial para a formação de queimadas, incêndios florestais, além de dificultar a dispersão dos poluentes. 


O domingo (30) também será de tempo seco e com temperaturas acima da média para o mês de agosto. A madrugada deve registrar termômetros em torno dos 16°C, céu claro e vento calmo, com probabilidade de formação de névoa e nevoeiro localizados que se dissipam rapidamente com o predomínio de sol ainda no período da manhã. A temperatura máxima atinge os 31°C e as taxas de umidade do ar variam entre 25% e 80%.


Na segunda-feira (31), fechando o mês de agosto, as condições atmosféricas mudam um pouco por conta da aproximação de uma frente fria de fraca atividade no oceano. O sistema não deve causar chuvas, mas aumenta a quantidade de nuvens na faixa leste do estado e muda a direção dos ventos para o quadrante sul/sudeste. Madrugada com termômetros na casa dos 16°C e máxima de 24°C. Os índices de umidade se elevam um pouco mais e oscilam entre 38% e 90%.