Notícias

Mais uma tarde de inverno com temperaturas acima da média para o mês de agosto

29/08/2020 16:48 - Sábado

O tempo aberto, praticamente sem nuvens na Capital paulista proporcionou uma tarde com temperatura máxima de 30,3°C e percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 27% em algumas regiões da Cidade. Hoje faz uma semana que não chove em São Paulo, o que agrava significativamente a qualidade do ar e potencializa as condições para a ocorrência de queimadas, incêndios florestais e em áreas densamente urbanizadas. Nas próximas horas não são previstas mudanças nas condições atmosféricas, que seguem sem probabilidade de chuvas até o fim do dia.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O ar seco segue atuando em boa parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste do País, desviando os sistemas frontais para o oceano e inibindo a formação de nuvens carregadas que provocam chuvas. Esse quadro garante dias ensolarados com baixos percentuais de umidade do ar que impactam diretamente nas condições ambientais, bem como na saúde das pessoas. O cenário atual aumenta o potencial para a formação de queimadas, incêndios florestais, além de dificultar a dispersão dos poluentes. 

O domingo (30) também será de tempo seco e com temperaturas acima da média para o mês de agosto. A madrugada deve registrar termômetros em torno dos 16°C, céu claro e vento calmo, com probabilidade de formação de névoa e nevoeiro localizados que se dissipam rapidamente com o predomínio de sol ainda no período da manhã. A temperatura máxima atinge os 31°C e as taxas de umidade do ar variam entre 25% e 80%.

Na segunda-feira (31), fechando o mês de agosto, as condições atmosféricas mudam um pouco por conta da aproximação de uma frente fria de fraca atividade no oceano. O sistema não deve causar chuvas, mas aumenta a quantidade de nuvens na faixa leste do estado e muda a direção dos ventos para o quadrante sul/sudeste. Madrugada com termômetros na casa dos 16°C e máxima de 24°C. os índices de umidade se elevam um pouco mais e oscilam entre 38% e 90%.