Notícias

Sol e temperatura em elevação nas próximas horas

11/09/2020 09:27 - Sexta-feira

A manhã desta sexta-feira (11) começou com muitas nuvens e temperatura agradável na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima aferida na madrugada foi de 18°C.


No decorrer do dia, o sol aparece e predomina, o que vai facilitar a rápida expansão da temperatura com a máxima prevista de 33°C. Em contrapartida, a umidade relativa do ar apresenta acentuado declínio, com percentuais mínimos em torno a ligeiramente abaixo dos 30%. O tempo seco e falta de chuva, típicos nessa época do ano, facilita a propagação de incêndios e aumenta a concentração dos poluentes nos grandes centros urbanos. 


Tendência para os próximos dias:


O cenário se repete no fim de semana. Com a presença da forte massa de ar seco e quente estacionada sobre o estado de São Paulo há expectativa de novos recordes de calor. Até então, a máxima do ano na Capital, 33,7°C foi observada em 1º de janeiro. Ontem, 10/09, foi a segunda tarde mais quente de 2020 com 33,6°C. Além do calor excessivo, teremos baixos índices de umidade, o que vai exigir cuidados redobrados com a saúde, como evitar a exposição ao sol e ao ar livre nas horas mais quentes do dia, além de beber muita água para manter-se hidratado. Mais detalhes e dicas de como enfrentar esses dias com ar muito seco estão no endereço: https://www.cgesp.org/v3/umidade-relativa-do-ar.jsp


O sábado (12) terá predomínio de sol, tempo estável e rápida elevação da temperatura. Mínima de 18°C e máxima de 35°C. Os menores percentuais de umidade oscilam próximos de 20%. 


O domingo (13) será mais um dia de muito calor e ar seco na Grande São Paulo. Madrugada com mínima de 19°C e tarde ensolarada com máxima de 35°C.