Notícias

Mais uma tarde quente e seca na Capital paulista

11/09/2020 15:58 - Sexta-feira

A tarde desta sexta-feira (11) prossegue com sol forte e muito calor na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontam 34°C em Itaquera, na zona leste e 33°C no M'Boi Mirim, na zona sul. A umidade relativa do ar nesses locais é respectivamente de 22% e 28%.


Com base no monitoramento feito pela equipe CGE, às 13h20 a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) decretou estado de atenção por baixa umidade do ar em toda a Capital paulista. Nessas condições, evite se expor ao sol, ao ar livre e procure hidratar-se bebendo muita água. Nos ambientes fechados utilize umidificadores, baldes com água e toalhas molhadas para reduzir os efeitos do tempo seco.


Nas próximas horas, o tempo permanece quente e seco. A partir do fim da tarde e início da noite, a entrada da brisa marítima favorece o aumento da umidade e a formação de nuvens. O calor diminui e não há expectativa de chuva.


Tendência para os próximos dias:


O cenário se repete no fim de semana. Com a presença da forte massa de ar seco e quente estacionada sobre o estado de São Paulo há expectativa de novos recordes de calor. Até então, a máxima do ano na Capital, 33,7°C foi observada em 1º de janeiro. Ontem, 10/09, foi a segunda tarde mais quente de 2020 com 33,6°C. Além do calor excessivo, teremos baixos índices de umidade, o que vai exigir cuidados redobrados com a saúde, como evitar a exposição ao sol e ao ar livre nas horas mais quentes do dia, além de beber muita água para manter-se hidratado. Mais detalhes e dicas de como enfrentar esses dias com ar muito seco estão no endereço: https://www.cgesp.org/v3/umidade-relativa-do-ar.jsp


O sábado (12) terá predomínio de sol, tempo estável e rápida elevação da temperatura. Mínima de 18°C e máxima de 35°C. Os menores percentuais de umidade oscilam próximos de 20%. 


O domingo (13) será mais um dia de muito calor e ar seco na Grande São Paulo. Madrugada com mínima de 19°C e tarde ensolarada com máxima de 35°C.