Notícias

Tarde com recode de calor e alerta por baixa umidade do ar

12/09/2020 17:10 - Sábado

O ar seco garantiu mais uma jornada com predomínio de sol forte, calor e baixa umidade do ar. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura máxima foi de 34,1°C, superando os 33,7°C registrados no dia 1º de janeiro de 2020. Desta forma, estabeleceu-se um novo recorde de temperatura máxima para a Capital paulista nesse ano. A máxima absoluta, 36,0°C, foi observada no bairro de Itaquera, na zona leste. Esses valores são muito elevados para essa época, pois a média das máximas do CGE para setembro é de 25,6°C.

Também foi a tarde mais seca do ano. A média dos menores índices de umidade foi de 21,9%, inferior ao reportado na última quinta-feira (10/09), 23,4%. O menor percentual absoluto de hoje, 17,1%, foi de Cidade Ademar, Subprefeitura localizada na zona sul. Com base no monitoramento feito pela equipe do CGE, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) primeiramente decretou para toda a Cidade estado de ATENÇÃO por baixa umidade do ar às 10h30, com percentuais em torno dos 30%, e a partir das 15h20, ALERTA em todo o município por baixa umidade do ar com índices próximos a 20%. 

Nessas condições, a recomendação do CGE é proteger-se do sol e suprimir os exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h. Beber muita água para manter-se hidratado e nos ambientes fechados utilizar umidificadores, baldes com água e toalhas molhadas a fim de minimizar os efeitos do tempo seco. Mais detalhes e dicas dos cuidados a serem tomados nos dias com baixa umidade do ar estão em https://www.cgesp.org/v3/umidade-relativa-do-ar.jsp

Nas próximas horas o tempo continua estável, quente e seco. No decorrer da noite, os percentuais de umidade aumentam, mas o calor ainda se faz presente, com termômetros em torno dos 27°C. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O cenário se repete no domingo (13). Alerta para baixos índices de umidade com percentuais mínimos entre 12% e 20%. Novamente o calor será intenso, com a máxima de 35°C. O tempo seco e os baixos índices de umidade favorecem a concentração dos poluentes e a propagação de queimadas e incêndios, o que contribui para prejudicar a qualidade do ar.

A segunda-feira (14) começa ensolarada, quente e seca. A máxima alcança os 33°C e os índices de umidade ainda estarão baixos, oscilando entre 21% e 30% nas horas de maior aquecimento. Entre o fim da tarde e a noite, os ventos passam a soprar do quadrante sul, o que vai proporcionar significativo aumento de umidade e de nebulosidade. Há possibilidade de chuviscos. A temperatura apresenta acentuado declínio e a mínima de 17°C deverá ser observada no final da noite.