Notícias

Mais uma tarde com temperaturas acima dos 30°C e índices de umidade do ar abaixo dos 30%

14/09/2020 12:23 - Segunda-feira

O período da tarde na Capital paulista começou com poucas nuvens e céu claro em alguns bairros, ventos quentes soprando do quadrante norte/noroeste em direção à faixa leste. Segundos dados das estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a temperatura já chegou aos 30°C e, em todas as regiões os índices de umidade do ar se encontram abaixo dos 30%. Essa condição meteorológica proporcionou que a Coordenadoria de Defesa Civil do Município de São Paulo (COMDEC), decretasse estado de ATENÇÃO para baixa umidade do ar em toda a Capital a partir das 10h27. Nas próximas horas as temperaturas seguem em elevação e podem chegar aos 32°C, com percentuais de umidade abaixo dos 20% nas regiões mais impermeabilizadas e desprovidas de cobertura vegetal.

O ambiente atmosférico é de mudança temporária nas condições do tempo a partir do fim da tarde com a aproximação de uma frente fria de fraca atividade pelo oceano. O sistema provoca apenas aumento da nebulosidade e umidade do ar, além de chuviscos isolados, por conta dos ventos que passam a soprar do quadrante sul/sudeste contra faixa leste do Estado de São Paulo. A temperatura mínima deve ser registrada no final da noite com valores em torno dos 17°C.

Diante da condição de tempo seco ainda prevista para esta segunda-feira (14), recomenda-se especial cuidado com os baixos índices de umidade do ar, principalmente crianças e idosos. O potencial para a formação de queimadas e incêndios segue elevado em função das altas temperaturas e da falta de chuva. Importante salientar que não chove de forma significativa na Capital paulista desde o dia 23 de agosto, perfazendo um total de 23 dias até hoje, lembrando que as chuvas de agosto se concentraram entre os dias 16 e 22.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A terça-feira (15) vai amanhecer diferente dos dias anteriores. Céu encoberto, temperatura na casa dos 16°C e chuviscos isolados. Esse quadro se mantém ao longo dia por conta dos ventos úmidos que sopram do mar. O céu encoberto inibe a elevação das temperaturas, que não devem superar os 22°C, com percentuais de umidade do ar que estarão acima dos 50%, trazendo um alívio temporário para os paulistanos e habitantes da Grande São Paulo. 

Na quarta-feira (16) retornam as condições de tempo seco com a elevação das temperaturas e declínio dos índices de umidade do ar. Os termômetros devem registrar mínima de 16°C e máxima em torno dos 30°C com taxas de umidade entre 32% e 85%. O dia será marcado por poucas nuvens, aumento da nebulosidade a partir do fim da tarde em função da chegada da brisa marítima, mas sem previsão de chuva.