Notícias

Tarde começa com sol e calor

17/09/2020 12:15 - Quinta-feira

A tarde desta quinta-feira (17) começa ensolarada e quente na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontam em média 30,0°C e os índices de umidade do ar variam entre 30% em Pirituba, na zona norte e 100% em Parelheiros, no extremo da zona sul.


Nas próximas horas, o sol predomina e faz calor. Entre o meio da tarde e a noite, a entrada da brisa marítima favorece o aumento da nebulosidade e a elevação dos índices de umidade. Não há previsão de chuvas até o fim do dia.


Tendência para os próximos dias:


O ar seco e quente segue predominando pelo menos até o sábado (19), mantendo baixos índices de umidade do ar sobre a RMSP e o interior do estado paulista. Essa condição dificulta a dispersão dos poluentes e facilita a propagação de queimadas e incêndios, o que vai prejudicar ainda mais a qualidade do ar. 


Na sexta-feira (18) o quadro sinótico não se modifica em São Paulo. Madrugada com poucas nuvens, termômetros por volta dos 18°C e amanhecer com predomínio de sol. A máxima chega aos 30°C nas horas mais quentes do dia, enquanto os menores valores de umidade oscilam em torno dos 27%. Não há previsão de chuvas, mesmo com a chegada da brisa marítima no fim da tarde.


No sábado (19), o ambiente atmosférico será de pré-frontal. Madrugada quente com termômetros em torno dos 19°C e predomínio de sol no decorrer do dia com a temperatura máxima atingindo 30°C nas horas de maior aquecimento. Os percentuais mínimos de umidade ficam próximos dos 30% a ligeiramente abaixo em algumas regiões. O calor e a aproximação de uma frente fria devem provocar pancadas isoladas de chuva no período da noite sobre a RMSP e Capital.