Notícias

Chegada de frente fria muda o tempo em São Paulo

20/09/2020 08:49 - Domingo

Como previsto, uma nova frente fria já está atuando sobre o estado paulista, provocando chuvas mais generalizadas e fortes sobre cidades do interior  e sul do estado de Minas Gerais. Na faixa leste onde se encontra a Capital, o domingo (20) começou com madrugada de céu encoberto, chuviscos e chuvas fracas isoladas. A temperatura aferida foi de 17°C, mas a mínima do dia deve ser registrada no período da noite com previsão de 15°C. Os índices de umidade do ar sofrem aumento significativo, o que impacta diretamente na qualidade do ar, que deve melhorar significativamente nos próximos dias. 

A chuva prevista a partir de hoje limpa literalmente a atmosfera e quebra uma sequência de quase um mês sem precipitação significativa na Capital. A projeção para este domingo (20) é de chuvas intermitentes de fraca a moderada intensidade em alguns momentos do dia.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Finalmente uma frente fria consegue romper o bloqueio atmosférico instalado há várias semanas sobre o Sudeste e Centro-Oeste do País. O sistema vai provocar chuvas generalizadas e diminuição das temperaturas que chegaram a estabelecer recordes no final do inverno. 

A segunda-feira (21) vai iniciar com madrugada de tempo instável, chuvoso e ventos do quadrante sul/sudeste, o que implica em sensação de frio. A temperatura mínima prevista é de 15°C e a máxima não supera os 17°C, caracterizando um dia de baixa amplitude térmica. As chuvas serão intermitentes com fraca intensidade, por vezes moderada, e devem se manter ao longo do dia com essas características, elevando o volume de chuva ao final do dia. As taxas de unidade se mantêm elevadas e acima dos 65%.

O cenário chuvoso com baixas temperaturas se mantém na terça-feira (22), quando acontece a mudança de estação. O fim do inverno e o início da primavera às 10h31 será marcado por chuva e sensação de frio na Capital e Grande São Paulo. Os termômetros devem registrar 14°C de mínima e a máxima não supera os 17°C. Os percentuais de unidade do ar seguem elevados e oscilam entre 70% e 90%. A chuva persistente pode gerar pontos de alagamentos transitáveis, principalmente em regiões com captação insuficiente.