Notícias

Início de tarde com tempo fechado e garoa em SP

20/09/2020 12:30 - Domingo


A tarde inicia com céu encoberto, garoa intermitente e temperaturas amenas que passarão por ligeira elevação nas próximas horas, com máxima prevista de 19°C. As estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo registram 18°C em média e a umidade relativa do ar oscila em 85%. 


A área de chuva segue atuando longe da RMSP e se concentrando em parte do Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais. Nas próximas horas na Capital e RMSP o céu permanece encoberto com chuviscos, eventualmente chuva fraca e declínio das temperaturas.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


Finalmente uma frente fria consegue romper o bloqueio atmosférico instalado há várias semanas sobre o Sudeste e Centro-Oeste do País. O sistema vai provocar chuvas generalizadas e diminuição das temperaturas que chegaram a estabelecer recordes no final do inverno. 


A segunda-feira (21) vai iniciar com madrugada de tempo instável, chuvoso e ventos do quadrante sul/sudeste, o que implica em sensação de frio. A temperatura mínima prevista é de 15°C e a máxima não supera os 17°C, caracterizando um dia de baixa amplitude térmica. As chuvas serão intermitentes com fraca intensidade, por vezes moderada, e devem se manter ao longo do dia com essas características, elevando o volume de chuva ao final do dia. As taxas de unidade se mantêm elevadas e acima dos 65%.


O cenário chuvoso com baixas temperaturas se mantém na terça-feira (22), quando acontece a mudança de estação. O fim do inverno e o início da primavera às 10h31 será marcado por chuva e sensação de frio na Capital e Grande São Paulo. Os termômetros devem registrar 14°C de mínima e a máxima não supera os 17°C. Os percentuais de unidade do ar seguem elevados e oscilam entre 70% e 90%. A chuva persistente pode gerar pontos de alagamentos transitáveis, principalmente em regiões com captação insuficiente.