Notícias

Final da tarde de domingo (20) com céu encoberto, chuviscos isolados e temperaturas em declínio

20/09/2020 16:56 - Domingo

Ao longo deste domingo (20) o tempo se manteve instável com chuvas fracas, chuviscos intermitentes e ventos soprando do quadrante sul/sudeste na Capital paulista. Esse quadro não deixou a temperatura subir muito e máxima chegou apenas aos 18°C. Em contrapartida, a umidade do ar sofreu elevação significativa com valores mínimos acima dos 50%. Próximas horas sem mudanças nas condições do tempo e com sensação de frio mais acentuado a partir da noite de hoje.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Finalmente uma frente fria consegue romper o bloqueio atmosférico instalado há várias semanas sobre o Sudeste e Centro-Oeste do País. O sistema vai provocar chuvas generalizadas e diminuição das temperaturas que chegaram a estabelecer recordes no final do inverno. 

A segunda-feira (21) vai iniciar com madrugada de tempo instável, chuvoso e ventos do quadrante sul/sudeste, o que implica em sensação de frio. A temperatura mínima prevista é de 15°C e a máxima não supera os 17°C, caracterizando um dia de baixa amplitude térmica. As chuvas serão intermitentes com fraca intensidade, por vezes moderada, e devem se manter ao longo do dia com essas características. As taxas de unidade se mantêm elevadas e acima dos 65%.

O cenário chuvoso com baixas temperaturas se mantém na terça-feira (22), quando acontece a mudança de estação. O fim do inverno e o início da primavera às 10h31 será marcado por chuva e sensação de frio na Capital e Grande São Paulo. Os termômetros devem registrar 14°C de mínima e a máxima não supera os 17°C. Os percentuais de unidade do ar seguem elevados e oscilam entre 70% e 90%. A chuva persistente pode gerar pontos de alagamentos transitáveis, principalmente em regiões com captação insuficiente.