Notícias

Manhã com sol forte e rápida elevação da temperatura

30/09/2020 09:12 - Quarta-feira

Após uma madrugada com céu encoberto e formação de névoa úmida, o sol já aparece e predomina na manhã desta quarta-feira (30). De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima aferida na madrugada foi de 18,7°C.


O ar quente e seco ganha força e garante uma jornada ensolarada, quente e com baixa umidade do ar. Há potencial para um novo recorde de calor, pois a máxima alcança os 35°C. Até então, a máxima do ano conforme os dados do CGE, 34,8°C, foi observada na tarde do último domingo 27/09. Hoje os menores índices de umidade se aproximam dos 20%.


Tendência para os próximos dias:


O bloqueio atmosférico continua inibindo a formação de nuvens no estado de São Paulo e desviando as frentes frias para o oceano na altura do litoral gaúcho. A combinação de falta de chuva, temperaturas muito elevadas e baixa umidade do ar favorece a concentração dos poluentes e aumenta o risco de incêndios e problemas respiratórios. 


Nessas condições, o recomendável é beber muita água para manter-se hidratado, suprimir exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar a exposição prolongada ao sol, usar soros fisiológicos e nos ambientes fechados usar umidificadores, toalhas molhadas e baldes com água para atenuar os efeitos do ar seco. Até a sexta-feira (02), as máximas superam os 35°C e por conta disso, devem ser registrados novos recordes de calor e de baixa umidade do ar.


A quinta-feira (01) será ensolarada, quente e seca. Os termômetros oscilam entre 20°C na madrugada e 37°C no meio tarde. Menores índices de umidade em torno a um pouco abaixo dos 20%.


Na sexta-feira (02) o cenário se repete. Madrugada abafada com mínima de 22°C e tarde com máxima de 37°C. Os menores percentuais de umidade oscilam abaixo dos 20%.