Notícias

Predomínio de sol e rápida elevação da temperatura

01/10/2020 08:02 - Quinta-feira

Após registrar recorde de calor do ano, 36,8°C, na tarde da quarta-feira (30/09), a manhã desta quinta-feira (01/10) apresenta predomínio de sol e rápida elevação da temperatura. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima aferida na madrugada foi de 19,2°C. 


Hoje será mais um dia com sol forte e potencial para novo recorde de calor. Durante a tarde a quantidade de nuvens aumenta, porém não há expectativa de chuva significativa. A máxima alcança os 37°C e os menores índices de umidade oscilam próximos a ligeiramente abaixo dos 20%.


Nessas condições, o recomendável é beber muita água para manter-se hidratado, suprimir exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar a exposição prolongada ao sol, usar soros fisiológicos e nos ambientes fechados usar umidificadores, toalhas molhadas e baldes com água para atenuar os efeitos do ar seco. 


Tendência para os próximos dias:


Na sexta-feira (02) o cenário se repete. Madrugada abafada com mínima de 22°C e tarde com calor de 37°C. Os menores percentuais de umidade oscilam um pouco abaixo dos 20%.


O tempo muda no sábado (03). Uma fraca frente fria consegue se propagar sobre o oceano na altura do litoral paulista e muda a direção dos ventos na faixa leste do estado. Esse sistema não será capaz de provocar chuva significativa, porém vai derrubar a temperatura e aliviar o tempo seco dos últimos dias. O potencial para garoa e chuva leve em pontos isolados é maior entre a tarde e a noite. A madrugada ainda começa quente, mas haverá acentuado declínio da temperatura. A máxima de 27°C no início da madrugada e a mínima de 18°C está prevista para a noite.