Notícias

Manhã de sexta-feira (02) termina com sol e baixa umidade relativa do ar

02/10/2020 11:55 - Sexta-feira

Manhã de sexta-feira (02) termina com céu claro, sol e temperaturas em elevação. Segundo as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 35°C em média. A máxima pode alcançar os 37°C.


A umidade relativa do ar oscila em torno de 30% e por este motivo, a Defesa Civil Municipal decretou estado de atenção para baixa umidade relativa do ar, às 10h50. A aproximação de uma frente fria de fraca intensidade deve provocar chuvas rápidas entre o fim da tarde e o período da noite.


O tempo seco exige cuidados especiais com a saúde, principalmente crianças e idosos. O recomendável é beber muita água para manter-se hidratado, suprimir exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar a exposição prolongada ao sol, usar soros fisiológicos e nos ambientes fechados usar umidificadores, toalhas molhadas e baldes com água para atenuar os efeitos do ar seco. 


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


Nova mudança nas condições do tempo nesta final de semana com a passagem de uma frente fria de fraca atividade pelo litoral de São Paulo. O sistema deve trazer alívio temporário para a faixa leste paulista e atenuar o forte calorão registrado no decorrer dos últimos dias. Entretanto, as temperaturas voltam a subir a partir da segunda-feira (05).


No sábado (03), uma frente fria com fraca atividade consegue se propagar sobre o oceano na altura do litoral paulista e muda a direção dos ventos na faixa leste do estado. O sistema frontal provoca apenas chuvas fracas e chuviscos entre a tarde e o período da noite e provoca declínio da temperatura. Máxima de 24°C no início da madrugada e mínima de 18°C, que deve ocorrer durante a noite. Os índices de umidade do ar se elevam um pouco mais com valores mínimos acima dos 50%.


No domingo (04) os ventos úmidos que sopram do mar deixam a faixa leste do estado de São Paulo com muitas nuvens, garoa e chuva fraca sobre a região. As temperaturas variam entre mínima de 18°C e a máxima não deve superar os 21°C, enquanto os menores percentuais de umidade giram em torno dos 65%.