Notícias

CGE registra recorde de temperatura máxima do ano nesta sexta-feira (02) em SP

02/10/2020 17:14 - Sexta-feira

Mais uma tarde de forte calor em São Paulo, que tem céu com poucas nuvens, temperatura em média na casa dos 35°C e umidade do ar abaixo dos 30%. Hoje foi dia de recorde de temperatura máxima do ano e de toda a série histórica do CGE desde 2004. Nas próximas horas com a chegada da brisa marítima associada ao calor, pode ocorrer chuvas rápidas e isoladas no período da noite na RMSP e Capital.

De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a tarde desta sexta-feira (02) registrou novo recorde de temperatura máxima com 37,3°C de média na Cidade. Além de maior temperatura do ano e da primavera, que começou em 22/09/2020, este valor também é a maior máxima de toda a série histórica do CGE, que compila informações de temperatura desde 2004.

A temperatura absoluta mais alta desta sexta-feira (02) ocorreu em Itaquera, Zona Leste, com 39,2°C, porém a maior absoluta desde 2004 permanece sendo a registrada em 27/09/2004 na Freguesia do Ó, Zona Norte, com 40,4°C. Anterior a este recorde, a máxima mais alta do ano havia ocorrido em 30/09/2020 com 36,8°C de média na Cidade. E no mesmo dia, a máxima absoluta havia sido em Jaçanã Tremembé, Zona Norte, com 38,1°C. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Nova mudança nas condições do tempo nesta final de semana com a passagem de uma frente fria de fraca atividade pelo litoral de São Paulo. O sistema deve trazer alívio temporário para a faixa leste paulista e atenuar o forte calorão registrado no decorrer dos últimos dias. Entretanto, as temperaturas voltam a subir a partir da segunda-feira (05).

No sábado (03), uma frente fria com fraca atividade consegue se propagar sobre o oceano na altura do litoral paulista e muda a direção dos ventos na faixa leste do estado. O sistema frontal provoca apenas chuvas fracas e chuviscos entre a tarde e o período da noite e provoca declínio da temperatura. Máxima de 24°C no início da madrugada e mínima de 18°C, que deve ocorrer durante a noite. Os índices de umidade do ar se elevam um pouco mais com valores mínimos acima dos 50%.

No domingo (04) os ventos úmidos que sopram do mar deixam a faixa leste do estado de São Paulo com muitas nuvens, garoa e chuva fraca sobre a região. As temperaturas variam entre mínima de 18°C e a máxima não deve superar os 21°C, enquanto os menores percentuais de umidade giram em torno dos 65%.