Notícias

Passagem de frente fria muda o tempo na faixa leste paulista

03/10/2020 08:08 - Sábado

A madrugada do sábado (03) começou diferente dos dias anteriores na Capital paulista. Céu encoberto, ventos do quadrante sul e termômetros em média na marca dos 21,2°C. Essa mudança é em função da propagação de uma frente fria de fraca atividade e bem afastada sobre o oceano na altura do litoral paulista. Hoje será um dia marcado por muitas nuvens, curtas aberturas de sol, chuviscos e chuvas fracas entre a tarde e à noite. A temperatura mínima prevista de 18°C deve ser registrada no período noturno e os índices de umidade do ar estarão mais elevados, com os menores valores acima dos 50%.

Apenas para conhecimento, de acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a tarde da última sexta-feira (02) registrou novo recorde de temperatura máxima com 37,3°C de média na Cidade. Além de maior temperatura do ano e da primavera, que começou em 22/09/2020, este valor também é a maior máxima de toda a série histórica do CGE, que compila informações de temperatura desde 2004.

A temperatura absoluta mais alta da sexta-feira (02) ocorreu em Itaquera, Zona Leste, com 39,2°C, porém a maior absoluta desde 2004 permanece sendo a registrada em 27/09/2004 na Freguesia do Ó, Zona Norte, com 40,4°C. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A passagem rápida de uma frente fria pela costa paulista neste sábado (03) vai trazer alívio temporário após o forte calor registado no decorrer da semana, que proporcionou recordes sucessivos de temperatura máxima na Capital paulista. Entretanto, o calor retorna no início da próxima semana.

No domingo (04) os ventos úmidos que sopram do mar deixam a faixa leste do estado de São Paulo com muitas nuvens, garoa e chuva fraca sobre a região. As temperaturas variam entre mínima de 18°C e a máxima não deve superar os 21°C, enquanto os menores percentuais de umidade giram em torno dos 65%.

A segunda-feira (05) deve começar com termômetros na casa dos 18°C, céu nublado e vento do quadrante sul/sudeste. No decorrer do dia a quantidade de nuvens diminui e faz calor. Máxima de 32°C e taxas de umidade do ar entre 32% e 85%. O dia termina sem previsão de chuvas para a Capital e RMSP.