Notícias

Capital deve apresentar pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria no decorrer do dia

09/10/2020 08:30 - Sexta-feira

A rápida propagação de uma área de instabilidade vinda do interior provocou pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento, que já se deslocaram para o Vale do Paraíba e Litoral Norte. Dessa forma, a sexta-feira começou instável com variação de nebulosidade e termômetros oscilando em torno dos 17,4°C. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo, as temperaturas mais baixas foram 15,6°C na Capela do Socorro e 16°C na região de Parelheiros, ambas na Zona Sul. 

A propagação de uma frente fria pelo oceano ajuda a organizar as áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo, o que deve provocar chuvas que se alternam com períodos de melhoria no decorrer do dia. O sol deve aparecer entre nuvens, mas as temperaturas máximas não devem superar os 25ºC. As precipitações devem ocorrer na forma de pancadas intermitentes com até forte intensidade, associadas com raios e rajadas de vento que podem superar os 50Km/h. Apesar de passageiras estas condições elevam o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No fim de semana a frente fria se afasta do litoral paulista e o tempo melhora, mas os ventos úmidos que passam a soprar do oceano ajudam a amenizar o calor dos últimos dias, além de causar muita nebulosidade na faixa litorânea.

O sábado (10) ainda deve começar com muita nebulosidade e chuvas que diminuem no decorrer do dia. Dessa forma, o sol deve aparecer entre nuvens, mas as temperaturas não sobem muito. As mínimas oscilam em torno dos 16°C, enquanto as máximas chegam aos 23°C. 

No domingo (11) o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas no decorrer do dia. Os termômetros devem variar entre mínimas de 15ºC e máximas que podem chegar aos 26ºC.