Notícias

Tempo abafado com sol entre nuvens e temperaturas em elevação na manhã paulistana

29/10/2020 08:34 - Quinta-feira

A quinta-feira começou com variação de nebulosidade, formação de névoa e termômetros oscilando em torno dos 18,5°C durante a madrugada. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo, as temperaturas mais baixas foram 13,5°C na Capela do Socorro e 14,7°C em Parelheiros, ambas na Zona Sul. 

No decorrer do dia o sol favorece a elevação das temperaturas com máximas podem chegar aos 31ºC, enquanto a umidade relativa do ar deve atingir valores próximos aos 35% nas horas mais quentes. Entre o final da tarde e o decorrer da noite a propagação de uma área de baixa pressão causa aumento de nebulosidade e chuvas na forma de pancadas na Capital paulista. Estas precipitações devem começar de forma isolada, porém ganham força entre a noite e a próxima madrugada, com pontos de até forte intensidade, raios e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A baixa pressão gera um sistema frontal sobre o oceano, o que mantém o tempo instável, com muita nebulosidade, chuvas e declínio das temperaturas.

A sexta-feira (30) deve apresentar tempo nublado e chuvoso com rajadas de vento e declínio das temperaturas. Os termômetros variam entre mínimas de 16ºC e máximas que não devem superar os 20ºC. A continuidade das chuvas mantém elevado o risco para formação de alagamentos, transbordamento de rios, queda de árvores e deslizamentos de terra na Capital paulista.

No sábado (31) o sistema frontal começa a se afastar do litoral paulista, mas os ventos úmidos que sopram do oceano ainda devem provocar muita nebulosidade, chuvas mais fracas e garoa. No decorrer do dia ocorrem alguns períodos de melhoria, mas as temperaturas não sobem muito, variando entre mínimas de 15°C e máximas que não devem superar os 20°C.