Notícias

Calor já começa a gerar áreas de instabilidade sobre a Grande São Paulo

13/11/2020 14:52 - Sexta-feira

O sol apareceu entre nuvens e favoreceu a elevação das temperaturas, o que provocou uma tarde abafada nesta sexta-feira. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo os termômetros superaram os 28ºC, enquanto a umidade relativa do ar atingiu valores próximos aos 45%. 

O calor já começa a gerar áreas de instabilidade sobre a Grande São Paulo, onde já houve registro de chuvas rápidas e isoladas entre Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e a Zona Sul da Capital paulista. Nas próximas horas a chegada da brisa marítima reforça estas instabilidades, o que mantém as condições para pancadas isoladas de chuva. Podem ocorrer pontos de maior intensidade com raios e algumas rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores, principalmente entre o final da tarde e o início da noite.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O fim de semana segue abafado com sol entre nuvens e condições apenas para chuvas isoladas no final das tardes. Os modelos de previsão do tempo indicam que as chuvas devem voltar a ganhar força no início da próxima semana.

No sábado (14) o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas, com mínimas em torno dos 18°C e máximas que podem superar os 29°C. No final da tarde a chegada da brisa marítima aumenta a nebulosidade e pode causar chuvas na forma de pancadas isoladas.

O domingo (15) segue com sol e temperaturas em rápida elevação no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 19ºC e máximas que podem superar os 31ºC. No final da tarde a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, entretanto são poucas as condições de chuva.