Notícias

Calor já começa a gerar áreas de instabilidade sobre a Grande São Paulo

11/01/2021 15:43 - Segunda-feira

O sol apareceu entre nuvens e favoreceu a elevação das temperaturas, causando uma tarde abafada nesta segunda-feira. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo os termômetros superaram os 30°C, enquanto a umidade relativa do ar atingiu valores em torno dos 50%. 

O calor já começa a gerar áreas de instabilidade nas proximidades da Grande São Paulo, o que deve provocar chuvas na forma de pancadas nas próximas horas. Há condições para pontos de até forte intensidade com raios e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Os próximos dias seguem com condições típicas de verão, ou seja, sol e calor com pancadas de chuva no final das tardes. A propagação de uma frente fria pelo oceano deve intensificar as instabilidades no decorrer da semana.

A terça-feira (12) segue com sol e temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 22ºC e máximas que podem superar os 32ºC. O calor e a aproximação de uma frente fria intensificam as áreas de instabilidade, o que provoca pancadas de chuva com até forte intensidade entre a tarde e à noite. As precipitações serão generalizadas com trovoadas e rajadas de vento, o que aumenta o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.

Na quarta-feira (13) a propagação do sistema frontal pelo oceano causa nebulosidade e pancadas de chuva, que devem se alternar com períodos de melhoria. O sol aparece entre nuvens no decorrer do dia, com temperaturas que variam entre mínimas de 21°C e máximas que podem chegar aos 29°C. A continuidade das precipitações e o solo encharcado aumentam o risco para formação de alagamentos e deslizamentos de terra.