Notícias

Áreas de instabilidade já começam a se aproximar da Grande São Paulo

13/01/2021 15:28 - Quarta-feira

O sol apareceu entre nuvens e favoreceu a elevação das temperaturas, causando uma tarde abafada nesta quarta-feira. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo os termômetros superaram os 29ºC, enquanto a umidade relativa do ar permaneceu acima dos 55%. 

A aproximação de uma frente fria pelo oceano ajuda a organizar as áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo, o que já provoca precipitações entre a região de Campinas e o Vale do Paraíba. Nas próximas horas estas áreas se aproximam da Grande São Paulo, onde as chuvas devem ocorrer na forma de pancadas, principalmente entre o meio da tarde e o início da noite. Há condições para pontos de até forte intensidade com raios e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Os próximos dias seguem com sol, calor e pancadas de chuva que permanecem concentradas no final das tardes. O solo encharcado devido as precipitações dos últimos dias também eleva o risco para deslizamentos de terra.

A quinta-feira (14) deve começar com muita nebulosidade, termômetros em torno dos 20ºC e chuvas isoladas. No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens e as temperaturas podem superar os 28ºC. As pancadas de chuva retornam de forma mais generalizada com até forte intensidade entre a tarde e à noite, associadas com a propagação da frente fria pelo oceano.

Na sexta-feira (15) persistem as condições de tempo abafado com sol entre nuvens e pancadas de chuva de até forte intensidade, que seguem concentradas no período da tarde. Os termômetros variam entre mínimas de 19ºC e máximas que podem superar os 28ºC.