Notícias

A semana começou com temperatura máxima superando os 30°C na Capital paulista

18/01/2021 15:39 - Segunda-feira

Tarde de segunda-feira (18) com predomínio de sol e variação de nebulosidade em São Paulo, A temperatura média máxima registrada pelas estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo foi de 30,8°C, enquanto os percentuais mínimos de umidade do ar permaneceram acima do 44%. As imagens de satélite e radares meteorológicos mostram muitas instabilidades no interior paulista e boa parte do Paraná com direcionamento norte/sul. Uma frente fria avança pelo oceano entre o litoral de Santa Catarina e o Paraná. 

A tendência é que a chuva retarde um pouco e inicie no fim da tarde, se propagando para o período da noite. Essa condição meteorológica eleva o potencial para a formação de alagamentos, transbordamento de córregos, queda de árvores e deslizamentos de terra em áreas de risco. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O avanço de uma frente fria pelo oceano e a propagação de áreas de instabilidades sobre a porção continental elevam o risco de temporais localizados sobre a RMSP e Capital.

A terça-feira (19) será de tempo instável e chuvoso desde a madrugada na Capital paulista, que deve apresentar temperatura mínima de 21°C e máxima por volta dos 27°C, com percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 55%. No decorrer do dia ocorrem pancadas de chuva com intensidade moderada, por vezes forte, elevando o risco para a formação de alagamentos e transbordamento de córregos, bem como deslizamentos de terra, em decorrência do solo encharcado pelas precipitações dos últimos dias.

Na quarta-feira (20) as condições atmosféricas não mudam, mas o volume de precipitação diminui um pouco. São esperadas pancadas rápidas de chuva entre a tarde e o início da noite, sem uma região preferencial para o início das precipitações. As temperaturas variam entre mínima de 21°C e máxima que não deve superar os 28°C. Os menores índices de umidade do ar permanecem acima dos 50%.