Notícias

Novo estado de atenção para alagamentos na Zona Norte e Marginal Tietê, e término do estado de atenção na Zona Sul e Marginal Pinheiros às 15h42

24/01/2021 15:52 - Domingo

Novo estado de atenção para alagamentos:

Zona Norte às 15h42

Marginal Tietê às 15h42

Término do estado de atenção para alagamentos:

Zona Sul das 13h37 até 15h42

Marginal Pinheiros das 13h37 até15h42

Permanecem em atenção

Zona Sudeste desde às 14h38

Zona Leste desde às 14h20

A área de instabilidade que atuou sobre a Zona Sul perdeu força. No entanto novas áreas de instabilidade atuam variando entre moderada e forte intensidade nos bairros da Zona Norte. Ainda segundo imagens do radar continua chovendo de forma moderada nos bairros da Zona Sudeste, na divisa com o ABC paulista. 

Segundo a equipe de de meteorologia do Centro há condições para formação de novas áreas de instabilidade nas próximas horas sem região preferencial.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas; 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O padrão atmosférico continua indicando chuvas típicas de verão para a próxima semana, segundo os diversos modelos de previsão do tempo. Portanto, as chuvas ocorrem durante as tardes em função das temperaturas elevadas e da umidade disponível na atmosfera, gerando precipitação de até forte intensidade e mal distribuídas entre as regiões da Cidade. Em decorrência do solo encharcado pelas chuvas constantes dos últimos dias, alerta-se para a formação de alagamentos, quedas de árvores em função dos ventos, transbordamento de córregos e deslizamentos de terra em áreas de risco.

A segunda-feira (25) abre a próxima semana mantendo as características atmosféricas dos últimos dias. Madrugada com termômetros na casa dos 20°C, sol entre nuvens no decorrer do dia e pancadas de chuva isolada entre a tarde e o início da noite por conta da chegada da brisa marítima. A temperatura máxima atinge facilmente os 31°C com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 37%.

A terça-feira (26) vai começar com sol e céu com poucas nuvens.  Os termômetros no decorrer da madrugada devem registrar média de 20°C e ao longo da tarde a temperatura máxima chega aos 31°C, caracterizando mais um dia típico de verão em São Paulo. As nuvens carregadas que provocam chuva forte se formam rapidamente após o forte aquecimento em combinação com a chegada da brisa marítima.