Notícias

Estado de atenção para alagamentos na Zona Leste às 18h30

25/01/2021 18:34 - Segunda-feira

Estado de atenção para alagamentos

Zona Leste às 18h30

Imagens recentes de radar meteorológico registram novas áreas de instabilidade de até moderada intensidade atuando na Zona Leste. As precipitações mais significativas se localizam nos bairros da Penha, Emerlino Matarazzo e São Miguel Paulista. O solo encharco pelas chuvas dos últimos dias aumenta o risco para deslizamentos de terra, transbordamento de córregos quedas de árvores e formação de áreas de alagamentos intransitáveis.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Início de semana com a manutenção do padrão de chuvas típicas de verão, ou seja, calor e pancadas de chuva de moderada a forte intensidade entre a tarde e o começo da noite.

A terça-feira (26) vai começar com sol e céu com poucas nuvens.  Os termômetros no decorrer da madrugada devem registrar média de 20°C e ao longo da tarde a temperatura máxima chega aos 31°C, caracterizando mais um dia típico de verão em São Paulo. As nuvens carregadas que provocam chuva forte se formam rapidamente após o forte aquecimento em combinação com a chegada da brisa marítima, porém sem uma região preferencial para o início das precipitações.

A quarta-feira (27) também será marcada por pancadas de chuva de até forte intensidade no período da tarde. O dia começa com termômetros na casa dos 21°C e a temperatura máxima atinge facilmente os 32°C em decorrência do predomínio de sol entre poucas nuvens entre o período da manhã e início da tarde. As taxas de umidade do ar se mantêm baixas nas horas de maior aquecimento com valores mínimos próximos dos 38%.