Notícias

Calor já começa a gerar áreas de instabilidade nas proximidades da Grande São Paulo

04/02/2021 15:22 - Quinta-feira

O sol favoreceu a elevação das temperaturas, provocando mais uma tarde quente nesta quinta-feira. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo, os termômetros superaram os 32ºC e a umidade relativa do ar atingiu valores próximos aos 40%. 

O calor já começa a gerar áreas de instabilidade nas proximidades da Grande São Paulo, o que deve provocar pancadas de chuva que começam isoladas no final da tarde, mas ganham força no decorrer da noite com a aproximação de uma frente fria. Dessa forma, entre o final do dia e a próxima madrugada há condições para precipitações generalizadas de até forte intensidade, com raios e rajadas de vento que podem superar os 50Km/h, o que eleva o potencial para formação de alagamentos, inundações e queda de árvores.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A propagação da frente fria pelo litoral paulista causa chuvas generalizadas e declínio das temperaturas, o que deve amenizar o calor dos últimos dias. A continuidade das precipitações eleva o risco para alagamentos, transbordamento de córregos e deslizamentos de terra na Grande São Paulo.

Na sexta-feira (05) o sistema frontal deixa o tempo nublado e chuvoso, além de favorecer o declínio das temperaturas. Os termômetros variam entre mínimas de 19ºC e máximas que não devem superar os 25ºC.

O sábado (06) ainda começa com muita nebulosidade, chuvas fracas e chuviscos, mas o tempo melhora e o sol pode aparecer entre nuvens no decorrer do dia. Mesmo assim, as temperaturas não sobem muito e variam entre mínimas de 18ºC e máximas de 24ºC. No final do dia a nebulosidade volta a aumentar e ainda há condições para chuviscos e garoa, principalmente nos trechos de serra.