Notícias

Manhã de quinta-feira (11) termina com céu nublado e sem chuvas em São Paulo

11/02/2021 12:07 - Quinta-feira

Manhã de quinta-feira (11) termina com céu nublado e temperaturas em elevação. Segundo as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 26ºC. A máxima pode chegar os 27ºC. 


A umidade relativa do ar oscila em torno de 65%. Este índice pode marcar até 45% no decorrer da tarde. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São paulo não mostram chuvas, porém, nas próximas horas, a combinação de calor e a infiltração da brisa marítima proporcionam condições favoráveis para a formação de nuvens que provocam chuva com intensidade moderada a forte. 


As precipitações na forma de pancadas isoladas serão acompanhadas de trovoadas, descargas atmosféricas (raios), probabilidade de rajadas de vento e queda de granizo. Este cenário é favorável para a formação de alagamentos, quedas de árvores, bem como transbordamento de rios e córregos. 


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


A sexta-feira (12) será marcada por muitas durante a madrugada e termômetros em torno dos 19°C. No decorrer do dia sol com céu nublado e temperatura máxima atingindo os 26°C nas horas de maior aquecimento, enquanto os percentuais de umidade do ar variam entre 50% e 95%. A presença de um cavado, região alongada de baixa pressão atmosférica, em níveis médios da atmosfera proporciona condições favoráveis para a ocorrência de chuva generalizada, com até forte intensidade a partir da tarde. As precipitações invadem o período da noite com expectativa de volumes elevados. Essa condição mantém o risco de formação de alagamentos intransitáveis, transbordamento de rios e córregos além de quedas de árvores.


O sábado (13) promete ser chuvoso desde a madrugada, que deve registrar termômetros em torno dos 20°C. Ao longo do dia curtos períodos de sol e céu nublado com chuva. A temperatura máxima atinge os 27°C com as menores taxas de umidade do ar próximas dos 52%. As precipitações mais volumosas devem ocorrer entre a tarde e o período da noite, com elevado potencial para a formação de alagamentos, transbordamento de rios e córregos, além de deslizamentos de terra em áreas consideradas de risco.