Notícias

Manhã de quinta-feira (18) termina com céu claro, sol e previsão de chuva nas próximas horas

18/02/2021 11:56 - Quinta-feira

Manhã de quinta-feira (18) termina com céu claro, sol e temperaturas em elevação. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 27°C em média. A temperatura máxima pode chegar aos 29°C. A umidade relativa do ar oscila em torno de 55%. Nas horas mais quentes do dia este índice pode marcar até 42%.


A partir do início da tarde são previstas pancadas de chuva de forma isolada com até forte intensidade, porém sem uma região preferencial para as precipitações iniciais. Em função das fortes chuvas ocorridas ontem, quarta-feira (17), o solo encontra-se bastante encharcado e os rios e córregos com suas cotas elevadas, o que favorece a ocorrência de formação de alagamentos e novos transbordamentos. 


De acordo com os meteorologistas do CGE da Prefeitura de São Paulo, além disso, os temporais nessa época do ano são acompanhados de descargas elétricas e eventualmente rajadas de vento, o que implica diretamente na queda de árvores. 


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


As simulações atmosféricas mais recentes indicam que haverá uma trégua em termos de chuva volumosa entre o sábado (20) e a próxima segunda-feira (22). Os volumes mais significativos ficam reservados para os últimos dias do mês.


A sexta-feira (19) ainda será marcada por pancadas isoladas de chuva no período da tarde com até moderada intensidade, curta duração e menor volume acumulado. A madrugada terá termômetros em torno dos 19°C e temperatura máxima prevista de 28°C à tarde. A umidade do ar segue com os menores valores próximos dos 45%.


O sábado (20) deve amanhecer com sol entre poucas nuvens, termômetros por volta dos 19°C durante a madrugada. No decorrer do dia a máxima atinge os 28°C, enquanto as taxas mínimas de umidade do ar ficam próximas dos 41%. Vento predominante de sudeste e sem previsão de chuvas significativas, apenas baixa probabilidade de chuviscos nas regiões mais próximas do litoral de São Paulo durante a noite.