Notícias

Capital paulista registra uma tarde típica de verão nesta terça-feira (23)

23/02/2021 15:31 - Terça-feira

A tarde desta terça-feira (23) apresenta sol entre poucas nuvens, o que favoreceu a rápida elevação das temperaturas até os 32°C de máxima. Em contrapartida, várias regiões registraram percentuais de umidade do ar abaixo dos 30% nas horas de maior aquecimento. 

Este cenário fez com que a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da Cidade de São Paulo decretasse estado de atenção para baixa umidade do ar em toda a Capital a partir das 14h50. Nas próximas horas com a atuação da brisa marítima a tendência é de aumento da nebulosidade a partir do fim da tarde e diminuição gradativa da temperatura, mas sem expectativa de chuva até o fim do dia.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As simulações atmosféricas mais recentes dos modelos de previsão indicam volumes expressivos de chuva entre a quarta-feira (24) e a sexta-feira (26), por conta da atuação de uma frente fria sobre o oceano e a formação uma área de baixa pressão atmosférica posicionada no litoral do sudeste. Essa condição meteorológica deve intensificar os volumes de precipitação nos últimos dias de fevereiro. 

A quarta-feira (24) deve começar com céu nublado e temperatura média na casa dos 20°C durante a madrugada. O amanhecer será com sol entre poucas nuvens, o que favorece a rápida elevação das temperaturas com máxima prevista de 29°C e índices mínimos de unidade do ar próximos dos 42%. Entre o fim da tarde e o início da noite, o calor, associado com a aproximação de uma frente fria pelo oceano gera nuvens carregadas que devem provocar chuva na forma de pancadas com intensidade moderada a forte em alguns momentos. Portanto, há risco de formação de alagamentos e quedas de árvores em decorrência de eventuais rajadas de ventos.

Na quinta-feira (25) o cenário atmosférico será de tempo instável a partir da tarde, que se prolonga para o período da noite e madrugada de sexta-feira (26). São esperadas chuvas fortes acompanhadas de descargas atmosféricas (raios) e rajadas de vento, o que favorece a condição para quedas de árvores, formação de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos da Capital e cidades vizinhas da Grande São Paulo. A temperatura máxima diminui um pouco e a máxima deve chegar apenas aos 27°C, enquanto as taxas de umidade do ar variam entre 45% e 95%.