Notícias

Estado de atenção para alagamentos nas Zonas Oeste, Norte, Centro e Marginal Tietê às 14h52

28/02/2021 15:06 - Domingo

Estado de atenção para alagamentos:

Zona Norte às 14h52

Zona Oeste às 14h52

Marginal Tietê às 14h52

Centro às 14h52

Permanecem em estado de atenção para alagamentos:

Zona Sul às 14h30

Zona Sudeste às 14h30

Marginal Pinheiros às 14h30

Observa-se chuva moderada a forte na Zona Oeste nos bairros da Lapa e Butantã. O aquecimento e a disponibilidade de umidade na atmosfera potencializa a formação de novas áreas de chuva. As próximas horas seguem com tempo instável, podendo chover com até forte intensidade em outras regiões da Grande São Paulo.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A maioria dos modelos de previsão do tempo indicam que a primeira quinzena de março será de muita chuva na Capital e RMSP. Historicamente é um mês chuvoso e geralmente fecha a temporada de verão com precipitação acima da média, que é de 176,0mm. Em 2020, março registrou um déficit de chuva com apenas 86,0mm de média.

O cenário atmosférico não muda para o início de março, que começa na segunda-feira (01). Madrugada com céu nublado e termômetros em torno dos 19°C. A previsão é de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade entre a tarde e o início da noite que podem favorecer a formação de alagamentos transitáveis. A temperatura máxima atinge os 28°C por conta da maior incidência dos raios solares entre poucas nuvens até o início da tarde. A umidade do ar segue com valores mais elevados e acima dos 45%.