Notícias

Capital paulista registra pancadas de chuva forte nesta tarde de Domingo (28)

28/02/2021 15:52 - Domingo

A chuva forte que cai em boa parte da Capital paulista e algumas cidades da RMSP começou a se formar bem cedo, em função do calor e do ingresso de umidade transportado pelo vento que sopra do oceano contra a costa paulista. As pancadas de chuva de forte intensidade podem conter rajadas de vento e eventualmente queda de granizo. Essa condição aumenta o risco de deslizamentos de terra, formação de alagamentos e transbordamento de rios e córregos da Capital e cidades da RMSP. A temperatura máxima neste domingo (28) chegou aos 28°C e os menores percentuais de umidade do ar em torno dos 46%. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A maioria dos modelos de previsão do tempo indicam que a primeira quinzena de março será de muita chuva na Capital e RMSP. Historicamente é um mês chuvoso e geralmente fecha a temporada de verão com precipitação acima da média, que é de 176,0mm. Em 2020, março registrou um déficit de chuva com apenas 86,0mm de média.

O cenário atmosférico não muda para o início de março, que começa na segunda-feira (01). Madrugada com céu nublado e termômetros em torno dos 19°C. A previsão é de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade entre a tarde e o início da noite que podem favorecer a formação de alagamentos transitáveis. A temperatura máxima atinge os 28°C por conta da maior incidência dos raios solares entre poucas nuvens até o início da tarde. A umidade do ar segue com valores mais elevados e acima dos 45%.

Na terça-feira (02) as condições do tempo não sofrem alteração. Madrugada com temperatura média de 19°C e máxima um pouco mais elevadas do que nos dias anteriores, em torno dos 30°C, com percentuais mínimos de umidade do ar próximos dos 35%. As chuvas retornam a partir da tarde com até forte intensidade e se estendem para as primeiras horas da noite, que termina com céu nublado