Notícias

Estado de atenção para alagamentos na Zona Leste às 16h05

28/02/2021 16:23 - Domingo

Estado de atenção para alagamentos:

Zona Leste às 16h05

Permanece em estado de atenção para alagamentos:

Zona Norte desde 14h52

Zona Oeste desde 14h52

Marginal Tietê desde 14h52

Centro desde 14h52

Zona Sul desde 14h30

Zona Sudeste desde 14h30

Marginal Pinheiros desde 14h30

O tempo segue instável na Capital paulista e as áreas de chuva tendem atingir outras regiões. As últimas imagens do radar meteorológico da Prefeitura de são Paulo indicam chuva com forte intensidade entre os bairros de Santana, Vila Maria/Guilherme, ambos na Zona Norte e na Mooca e Penha, na Zona Leste. A tendência é de que a chuva transcorra em outros bairros da Zona Leste.  

Segundo a equipe de meteorologia do CGE, a chuva forte que cai em boa parte da Capital paulista e algumas cidades da RMSP começou a se formar bem cedo, em função do calor e do ingresso de umidade transportado pelo vento que sopra do oceano contra a costa paulista

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A maioria dos modelos de previsão do tempo indicam que a primeira quinzena de março será de muita chuva na Capital e RMSP. Historicamente é um mês chuvoso e geralmente fecha a temporada de verão com precipitação acima da média, que é de 176,0mm. Em 2020, março registrou um déficit de chuva com apenas 86,0mm de média.

O cenário atmosférico não muda para o início de março, que começa na segunda-feira (01). Madrugada com céu nublado e termômetros em torno dos 19°C. A previsão é de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade entre a tarde e o início da noite que podem favorecer a formação de alagamentos transitáveis. A temperatura máxima atinge os 28°C por conta da maior incidência dos raios solares entre poucas nuvens até o início da tarde. A umidade do ar segue com valores mais elevados e acima dos 45%.