Notícias

Tarde quente e com previsão de chuva forte nas próximas horas em SP

04/03/2021 13:51 - Quinta-feira

Radares meteorológicos indicam a propagação de áreas de instabilidade a partir do interior do Estado de São Paulo em direção à Capital paulista e cidades vizinhas. São núcleos de forte intensidade e com potencial para a formação de alagamentos, ventos de rajadas, granizo e queda de árvores a partir da tarde desta quinta-feira (04). A brisa marítima, que deve chegar após o meio da tarde vai potencializar as instabilidades em curso, aumentando o risco dos temporais em São Paulo. A temperatura máxima chegou aos 29°C e ainda deve subir um pouco mais até o meio da tarde.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As simulações atmosféricas mais recentes de todos os modelos de previsão indicam muita chuva nos próximos dias na Capital paulista e cidades vizinhas da RMSP, inclusive no final de semana. O solo encharcado pelas precipitações registradas nos últimos dias eleva o potencial para deslizamentos de terra em áreas de risco, formação de alagamentos intransitáveis e transbordamentos de rios e córregos.

A sexta-feira (05) não será diferente. Madrugada com muitas nuvens e termômetros em torno dos 21°C com máxima prevista de 27°C e taxas de umidade do ar entre 45% e 95%. O tempo passa ficar mais instável já no período da manhã com precipitação intermitente, que ganha força a partir da tarde em decorrência da propagação de um cavado em altitude, área baixa pressão nas camadas superiores da atmosfera. Portanto, o risco de temporais é elevado, com chuva forte, acompanhada de trovoadas, descargas elétricas e rajadas de vento que podem superar os 50km/h.

O final de semana também será marcado por temporais em todo o estado de São Paulo, inclusive a Capital e RMSP. Sábado (06) com temperatura mínima de 21°C e máxima de 26°C. A umidade do ar se mantém elevada com valores entre 60% e 95%. O dia será marcado por chuva intermitente desde a madrugada, que ganha força entre a tarde e à noite com expressivos volumes de precipitação. Este cenário eleva substancialmente o potencial para transbordamentos de córregos, deslizamentos de terra e formação de alagamentos tanto na Capital como nas cidades vizinhas da Grande São Paulo.