Notícias

Predomínio de sol e temperaturas em rápida elevação na manhã paulistana

27/07/2021 08:27 - Terça-feira

A terça-feira começou com céu claro e termômetros oscilando em torno dos 13,4°C durante a madrugada. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo os valores mais baixos foram 5,3°C na Capela do Socorro e 5,8°C na região de Parelheiros. 

No decorrer do dia o predomínio de sol favorece a rápida elevação das temperaturas, com máximas que podem chegar aos 28°C. Atenção para os baixos índices de umidade, que devem atingir valores críticos, abaixo dos 30%, no período da tarde. Alerta-se ainda que o tempo seco e estável dificulta a dispersão de poluentes e favorece a formação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar e pode aumentar a incidência de doenças respiratórias. Entre o final da tarde e o decorrer da noite a aproximação de uma frente fria provoca aumento de nebulosidade e rajadas de vento na Grande São Paulo, mas até o final do dia as chuvas devem se concentrar no Vale do Ribeira.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O sistema frontal acompanhado de uma forte massa de ar polar muda o tempo na Capital paulista, provocando chuvas e acentuado declínio das temperaturas.

Na quarta-feira (28) a propagação da frente fria deve causar nebulosidade e chuvas já no período da madrugada, que devem se estender para o decorrer do dia. Há condições para pontos de maior intensidade com raios e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores. As temperaturas entram em acentuado declínio, com mínimas em torno dos 10°C previstas para o período da noite, enquanto as máximas não superam os 16°C.

A quinta-feira (29) ainda começa com muita nebulosidade, que deve diminuir no decorrer do dia. O sol pode até aparecer entre nuvens, mas a chegada da massa de ar polar deve manter a sensação de muito frio. Os termômetros variam entre mínimas de 6°C e máximas que não devem superar os 12ºC.