Notícias

Tarde quente e ensolarada com novo recorde de temperatura máxima neste inverno

19/08/2021 16:49 - Quinta-feira

A tarde desta quinta-feira (19) segue com céu claro e muito calor, em pleno inverno na Capital paulista. De acordo com os dados fornecidos pelas estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a temperatura média máxima chegou aos 31,7°C, sendo que na Subprefeitura de Itaquera, na Zona Leste, o registro foi de 33,2°C. Esses dados são parciais até às 16h30, e podem sofrer pequenas alterações até o fim da tarde. A média registrada hoje já supera a quarta-feira (18), que aferiu 31,4°C, caracterizando assim mais um recorde de tarde mais quente do inverno em 2021.

Foi também um dia em que os índices de umidade do ar ficaram abaixo dos 30% em todas as subprefeituras e muitas delas com valores inferiores aos 20%, o que caracteriza estado de ALERTA, decretado pela Defesa Civil do Município de São Paulo na tarde de hoje.

Nas próximas horas o tempo segue estável e sem previsão de chuva, garantindo uma noite com temperaturas elevadas e próxima madrugada com mínimas em torno dos 16°C no fim do período.

Recomendações em dia com baixos índices de umidade do ar:

Diante deste cenário, é recomendável evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 16h, umidificar os ambientes utilizando processos simples como a utilização de bacias com água e toalhas molhadas. Sempre que possível, utilizar vaporizadores. A ingestão de líquidos é extremamente importante, principalmente entre crianças e idosos.

O ar seco também afeta o meio ambiente nos eventos de bloqueios atmosféricos nessa época do ano. Há um aumento no número de queimadas e o surgimento de incêndios florestais ou as margens das rodovias. A baixa umidade do ar também agrava os efeitos da poluição, uma vez que dificulta a dispersão dos poluentes.

TENDÊNCIA PARA AS PRÓXIMAS HORAS:

O fortalecimento de um bloqueio atmosférico, massa de ar quente e seco, sobre o estado de São Paulo vai provocar uma sequência de dias ensolarados, quentes e secos. A umidade do ar estará baixa nesse período, o que requer maior atenção à saúde. Pelo menos até o início da próxima semana as simulações atmosféricas não indicam mudanças nas condições do tempo.

Na sexta-feira (20), o cenário atmosférico se repete. A madrugada deve registrar mínima de 16°C e no período da tarde a máxima atinge 32°C. As taxas de umidade do ar variam entre 24% e 80% no decorrer do dia, que será marcado por predomínio de sol entre céu claro e poucas nuvens.

O final de semana também terá tempo estável com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade do ar. No sábado (21), as temperaturas variam entre mínima de 16°C na madrugada e máxima em torno dos 30°C nas horas mais quentes do dia. Os percentuais de umidade do ar devem registrar valores próximos dos 27%, principalmente a partir do início da tarde. Mais uma vez, o dia será marcado por sol entre poucas nuvens e céu claro.