Notícias

Noite prossegue com tempo estável e abafado na Capital

19/08/2021 20:12 - Quinta-feira

Após mais um dia de recorde,  a maior máxima do inverno com 31,7ºC de média, os termômetros já entram em gradual declínio, apesar da sensação de calor. As estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo marcam 22ºC em média. O bairro da Consolação, região central da Cidade, observa 26ºC. Os índices de umidade relativa do ar apresentam elevação, variando entre  42 % e  94%. Por conta disso, a Defesa Civil Municipal decretou o retorno ao estado de observação para baixa umidade, desde às 19h10. 

Lembrando que a escala para decretação dos estados é: Entre 21% até 30% atenção; Entre 12% até 20% alerta; Abaixo dos 12% emergência.

As próximas horas seguem com tempo estável e temperaturas agradáveis, chegando à mínima de 16ºC durante a madrugada. Não há previsão de chuva.

TENDÊNCIA PARA AS PRÓXIMAS HORAS:

O fortalecimento de um bloqueio atmosférico, massa de ar quente e seco, sobre o estado de São Paulo vai provocar uma sequência de dias ensolarados, quentes e secos. A umidade do ar estará baixa nesse período, o que requer maior atenção à saúde. Pelo menos até o início da próxima semana as simulações atmosféricas não indicam mudanças nas condições do tempo.

Na sexta-feira (20), o cenário atmosférico se repete. A madrugada deve registrar mínima de 16°C e no período da tarde a máxima atinge 32°C. As taxas de umidade do ar variam entre 24% e 80% no decorrer do dia, que será marcado por predomínio de sol entre céu claro e poucas nuvens.

O final de semana também terá tempo estável com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade do ar. No sábado (21), as temperaturas variam entre mínima de 16°C na madrugada e máxima em torno dos 30°C nas horas mais quentes do dia. Os percentuais de umidade do ar devem registrar valores próximos dos 27%, principalmente a partir do início da tarde. Mais uma vez, o dia será marcado por sol entre poucas nuvens e céu claro.