Notícias

Madrugada segue com tempo estável na capital paulista

23/08/2021 03:18 - Segunda-feira

As condições de tempo seguem sem alterações significativas na capital paulista. O céu segue com pouca nebulosidade e a temperatura registra pequeno declínio. Os termômetros localizados nas estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo registram a temperatura média de 17°C, entretanto na Capela do Socorro e em Engenheiro Marsilac, localizados na Zona Sul, os termômetros aferem apenas 9°C com os percentuais de umidade variando em torno dos XX. Esse panorama persiste até o início da manhã.

Recomendações para os dias com baixos índices de umidade do ar:

Diante deste cenário, é recomendável evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 17h, umidificar os ambientes utilizando processos simples como a utilização de bacias com água e toalhas molhadas. Sempre que possível, utilizar vaporizadores. A ingestão de líquidos é extremamente importante, principalmente entre crianças e idosos.

O ar seco também afeta o meio ambiente nos eventos de bloqueios atmosféricos nessa época do ano. Há um aumento no número de queimadas e o surgimento de incêndios florestais ou as margens das rodovias. A baixa umidade também agrava os efeitos da poluição do ar, uma vez que dificulta a sua dispersão.

Tendência para os próximos dias:

Até a quinta-feira (26), a presença do bloqueio atmosférico, massa de ar seco e quente, sobre os estados do Sudeste e Centro-Oeste vai continuar impedindo o avanço das frentes frias. Dessa forma, o predomínio é de muitas horas de sol, calor e baixa umidade do ar na Capital paulista. Até lá, novos recordes de temperatura máxima do inverno 2021 serão observados, com o ápice do calor previsto para a metade da semana. Os percentuais de umidade permanecem longe do ideal, com valores mínimos próximos ou abaixo dos 20%, no período da tarde.

A segunda-feira (23) será ensolarada, quente e seca na Grande São Paulo. Os termômetros oscilam entre a mínima de 15°C e a máxima de 30°C.

Na terça-feira (24), o cenário se repete e o calor aumenta. Madrugada com mínima de 16°C e tarde com máxima de 32°C.