Notícias

Segunda-feira (23) ensolarada e com baixos índices de umidade

23/08/2021 09:09 - Segunda-feira

A manhã desta segunda-feira (23) apresenta sol, céu claro e rápida ascensão da temperatura. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima registrada na madrugada foi de 15,3°C. 


A presença do bloqueio atmosférico, massa de ar seco e quente que cobre vários estados do país, garante mais um dia com predomínio de sol forte, ausência de nuvens e temperaturas elevadas para a época do ano na Capital paulista. Além disso, os percentuais de umidade do ar continuam longe do ideal, abaixo dos 60%, por muitas horas do dia. No horário mais crítico, entre o fim da manhã e o início da noite, os percentuais oscilam abaixo dos 30%. Hoje a máxima alcança os 30°C.


A última chuva significativa registrada pelo CGE na Capital paulista aconteceu há quase um mês, em 28 de julho. Naquela data, o volume médio registrado na cidade foi de 24,7mm. No entanto, a combinação de chuva irregular e abaixo da média, por vários meses consecutivos, vem agravando o atual quadro de estiagem.


Recomendações para os dias com baixos índices de umidade do ar:


Diante deste cenário, é recomendável evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 17h, umidificar os ambientes utilizando processos simples como a utilização de bacias com água e toalhas molhadas. Sempre que possível, utilizar vaporizadores. A ingestão de líquidos é extremamente importante, principalmente entre crianças e idosos.


O ar seco também afeta o meio ambiente nos eventos de bloqueios atmosféricos, típicos dessa época do ano. Há um aumento no número de queimadas e o surgimento de incêndios florestais ou as margens das rodovias. A baixa umidade também agrava os efeitos da poluição do ar, uma vez que dificulta a sua dispersão.


Tendência para os próximos dias:


Até a quinta-feira (26), o tempo continua ensolarado, seco e com temperaturas elevadas para a época do ano na Grande São Paulo. Até lá, as maiores temperaturas máximas da semana serão observadas, e há potencial para novos recordes de calor do inverno 2021. Os menores percentuais de umidade oscilam próximos ou abaixo dos 20%, no período da tarde.


Na terça-feira (24), sol, calor e formação de névoa seca. Madrugada com mínima de 16°C e tarde com máxima de 31°C.


Na quarta-feira (25), o cenário se repete e o calor aumenta. Os termômetros oscilam entre a mínima de 16°C ao amanhecer e a máxima de 32°C no meio da tarde.