Notícias

Sol, calor e baixos índices de umidade em SP

23/08/2021 15:36 - Segunda-feira

A tarde desta segunda-feira (23) prossegue com sol, céu claro e calor na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontam 32°C em Itaquera, na zona leste e 30°C no M'Boi Mirim, na zona sul. A umidade relativa do ar nesses locais é de 25% e 29%.


Hoje a média da temperatura máxima alcançou os 30,6°C, e com base no monitoramento do CGE, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) decretou ao meio-dia, estado de ATENÇÃO por baixa umidade do ar em toda a Capital paulista. 


A última chuva significativa registrada pelo CGE na Capital paulista aconteceu há quase um mês, em 28 de julho. Naquela ocasião, o volume médio registrado na cidade foi de 24,7mm. No entanto, a combinação de chuva irregular e abaixo da média, por vários meses consecutivos, vem agravando o atual quadro de estiagem.


Nas próximas horas, o tempo permanece estável e seco. O dia vai terminar com céu claro, temperatura em declínio e percentuais de umidade em elevação.


Recomendações para os dias com baixos índices de umidade do ar:


Diante deste cenário, é recomendável evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 17h, umidificar os ambientes utilizando processos simples como a utilização de bacias com água e toalhas molhadas. Sempre que possível, utilizar vaporizadores. A ingestão de líquidos é extremamente importante, principalmente entre crianças e idosos.


O ar seco também afeta o meio ambiente nos eventos de bloqueios atmosféricos, típicos dessa época do ano. Há um aumento no número de queimadas e o surgimento de incêndios florestais ou as margens das rodovias. A baixa umidade também agrava os efeitos da poluição do ar, uma vez que dificulta a sua dispersão.


Tendência para os próximos dias:


Até a quinta-feira (26), o tempo continua ensolarado, seco e com temperaturas elevadas para a época do ano na Grande São Paulo. Até lá, as maiores temperaturas máximas da semana serão observadas, e há potencial para novos recordes de calor do inverno 2021. Os menores percentuais de umidade oscilam próximos ou abaixo dos 20%, no período da tarde.


Na terça-feira (24), sol, calor e formação de névoa seca. Madrugada com mínima de 16°C e tarde com máxima de 31°C.


Na quarta-feira (25), o cenário se repete e o calor aumenta. Os termômetros oscilam entre a mínima de 16°C ao amanhecer e a máxima de 32°C no meio da tarde.