Notícias

Sol entre nuvens e temperaturas em elevação na manhã paulistana

20/09/2021 08:31 - Segunda-feira

A semana começou com variação de nebulosidade e termômetros oscilando em torno dos 18°C durante a madrugada. De acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo, as mínimas chegaram aos 16,1°C na região de Parelheiros e 16,8°C em São Mateus. 

No decorrer do dia o sol favorece a elevação das temperaturas, com máximas que podem superar os 33°C. A umidade relativa do ar entra em declínio e deve atingir valores críticos, abaixo dos 30%, nas horas mais quentes. O tempo seco e estável dificulta a dispersão de poluentes, além de facilitar a formação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar principalmente nos centros urbanos. No final da tarde a nebulosidade aumenta um pouco com a chegada da brisa marítima, entretanto não há previsão de chuva para a Grande São Paulo.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista muda o tempo nos próximos dias, causando chuvas e declínio das temperaturas. Esta mudança coincide com a chegada da primavera, que começa no dia 22 de setembro às 16h21.

A terça-feira (21) ainda começa abafada com termômetros em torno dos 20°C durante a madrugada. No decorrer do dia o sol favorece a rápida elevação das temperaturas, com máximas que podem superar os 32°C. A aproximação da frente fria favorece a ocorrência de chuvas na forma de pancadas com rajadas de vento, principalmente entre o final da tarde e à noite. As temperaturas entram em declínio e as mínimas de 16°C devem ser observadas no período da noite.

Na quarta-feira (22), início da primavera, o tempo segue instável com chuvas que diminuem no decorrer do dia. Mesmo assim, o céu permanece com muita nebulosidade, o que impede a elevação das temperaturas. Os termômetros variam entre mínimas de 13°C e máximas que não devem superar os 19°C.