Notícias

Término do estado de atenção para alagamentos, às 16h48

01/10/2021 16:56 - Sexta-feira

Término do estado de atenção para alagamentos:


Marginal Tietê, das 16h16 às 16h48

Zona Sudeste, das 16h16 às 16h48

Zona Norte, das 15h30 às 16h48

Zona Leste, das 15h30 às 16h48


Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo confirmam ausência de chuvas na capital paulista. As chuvas que se deslocaram do interior para a capital, e atuaram com forte e rápida intensidade nas Zonas Norte, Leste, Sudeste e Marginal Tietê, atuam agora com moderada e fraca intensidade em Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes.


As próximas horas seguem com trégua nas chuvas, porém, durante a noite e madrugada há condição para novas áreas de instabilidade atuarem com até forte intensidade na capital paulista. Há potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos.


MAIORES ÍNDICES REGISTRADOS PELAS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS AUTOMÁTICAS DO CGE DA PREFEITURA DE SP, ATÉ ÀS 16H:50


Vila Maria/Guilherme - 8,0mm

Santo Amaro - 6,6mm

Jabaquara - 6,0mm

Ipiranga - 5,6mm

Cidade Ademar - 5,0mm


MAIORES ÍNDICES REGISTRADOS PELA REDE TELEMÉTRICA DO ALTO-TIETÊ, ATÉ ÀS 16H50:


Vila Mariana - R. Vergueiro - 8,0mm

Córrego do Lajeado - Rua Manuel B. de Lima - 7,5mm

Rio Pinheiros - Ponte Cid. Universitária - 7,0mm

Córrego Ipiranga- Rua Coronel Diogo - 6,8mm

Córrego Tremembé - R. Garabed Gananian - 5,0mm


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


Previsão de um final de semana com tempo instável e chuvoso em toda faixa leste paulista, em decorrência da atuação de um cavado (região alongada de baixa pressão atmosférica) entre Santa Catarina e o Paraná e a atuação de uma frente fria que chega a São Paulo no final de domingo (03). A segunda-feira (04) deve ser marcada por tempo fechado e chuvoso.  


No sábado (02), a madrugada deve apresentar céu nublado com chuva fraca e termômetros em torno dos 16°C. O sol aparece entre muitas nuvens no período da manhã e promove a elevação das temperaturas até os 25°C, enquanto as taxas de umidade do ar oscilam entre 45% e 95%. A partir da tarde as instabilidades isoladas ganham força e provocam pancadas de chuva intermitente de moderada a forte intensidade até boa parte do período da noite. 


No domingo (03), a condições do tempo é de um ambiente pré-frontal. A aproximação de uma frente fria, associada com uma forte área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraná, deixa o dia com tempo instável e previsão de chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento, o que poderá proporcionar queda de árvores, formação de alagamentos e até transbordamento de rios e córregos da região. As temperaturas variam entre mínima de 16°C e máxima em torno dos 28°C, com percentuais de umidade do ar entre 48% e 95%.