Notícias

Sol e temperaturas em elevação na manhã paulistana

14/10/2021 08:32 - Quinta-feira

A quinta-feira começou com variação de nebulosidade e termômetros oscilando em torno dos 16,3°C durante a madrugada, de acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo. 

No decorrer do dia o sol favorece a elevação das temperaturas, com máximas que podem chegar aos 30°C e umidade relativa do ar atingindo valores próximos aos 30% nas horas mais quentes. 

Entre o final da tarde e o início da noite o calor e a chegada da brisa marítima geram áreas de instabilidade, o que favorece a ocorrência de chuvas na forma de pancadas na Grande São Paulo. Há condições para pontos isolados de até forte intensidade com trovoadas e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Nos próximos dias um sistema de baixa pressão, associado a uma frente fria no oceano, organiza as instabilidades sobre o Estado de São Paulo, provocando chuvas generalizadas, rajadas de vento e declínio das temperaturas.

A sexta-feira (15) ainda começa com sol e temperaturas em elevação no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno dos 18°C e as máximas podem chegar aos 28°C, com a umidade relativa do ar atingindo valores próximos aos 40% nas horas mais quentes. A propagação de um sistema de baixa pressão provoca chuvas na forma de pancadas generalizadas entre a tarde e o decorrer da noite com raios, rajadas de vento e elevado potencial para alagamentos e queda de árvores.

No sábado (16) a propagação de uma frente fria pelo oceano se junta as instabilidades, o que deixa o tempo fechado e chuvoso. No decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria, mas as temperaturas não sobem muito com mínimas em torno dos 17°C e máximas de 25°C. A continuidade das chuvas mantém elevado o risco para formação de alagamentos e queda de árvores.