Notícias

Frente fria deve mudar o tempo na Grande São Paulo nesta quinta-feira

18/11/2021 07:51 - Quinta-feira

A quinta-feira começou com tempo abafado, variação de nuvens e termômetros oscilando em torno dos 21,2°C durante a madrugada, de acordo com as estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo. Até o momento os dados do CGE indicam que novembro acumulou apenas 19,3mm em média na cidade, ou seja, pouco mais de 15,1% dos 136,5mm esperados para o mês. 

A aproximação de uma frente fria já causa aumento de nebulosidade e pode até provocar chuvas fracas e isoladas até o final da manhã, mas o sol ainda aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas. As máximas podem chegar aos 26°C e a umidade relativa do ar deve permanecer acima dos 55%. Entre a tarde e à noite as instabilidades ganham força e provocam chuvas na forma de pancadas mais significativas com trovoadas e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores na Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A propagação da frente fria pelo litoral paulista causa muita nebulosidade, chuvas mais generalizadas e declínio das temperaturas na Grande São Paulo.

A sexta-feira (19) deve apresentar tempo nublado e chuvoso entre a madrugada e a manhã, o que mantém elevado o potencial para formação de alagamentos. No decorrer do dia as chuvas diminuem gradativamente de intensidade, mas o céu permanece com muita nebulosidade. Dessa forma, as temperaturas devem variar entre mínimas 18°C e máximas que não devem superar os 21°C.

No sábado (20) o sistema frontal se afasta do litoral paulista, mas os ventos úmidos que passam a soprar do oceano ainda causam muita nebulosidade, chuvas fracas e chuviscos na Capital paulista. Os termômetros variam entre mínimas de 16°C e máximas que não devem superar os 20°C.