Notícias

Manhã de segunda-feira (13) com sol entre nuvens e temperaturas em elevação na Capital paulista

13/12/2021 08:43 - Segunda-feira

A semana na Capital paulista começou com uma madrugada de céu nublado e termômetros em média na casa dos 19,5°C, de acordo com os dados observados nas estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo. No decorrer desta segunda-feira (13) o sol predomina entre poucas nuvens, o que favorece a rápida elevação das temperaturas. Máxima prevista de 31°C e percentuais de umidade do ar entre 40% e 95%.

A chegada da brisa marítima entre o meio e o fim da tarde proporciona condições favoráveis para a formação de nuvens carregadas que provocam pancadas isoladas de chuva com até forte intensidade, porém sem uma região preferencial para o início das precipitações. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As simulações atmosféricas mais recentes indicam grande probabilidade desta semana ser marcada por fortes pancadas de chuva, que se concentram entre o meio da tarde e o início da noite.

Na terça-feira (14), madrugada de tempo abafado, céu nublado e termômetros em torno dos 20°C. No decorrer do dia, sol entre muitas nuvens e formação de áreas de instabilidade que provocam chuva moderada a forte a partir do meio da tarde e que se prolongam para o início da noite, com diminuição da intensidade. As precipitações terão potencial para a formação de alagamentos. A temperatura máxima atinge os 28°C nas horas de maior aquecimento, com taxas mínimas de umidade do ar próximas aos 42%. 

Na quarta-feira (15) as condições atmosféricas não sofrem alterações. Madrugada de céu nublado, termômetros em torno dos 20°C e sol entre muitas nuvens no decorrer do dia. A máxima chega aos 26°C e os índices de umidade do ar variam entre 50% e 95%. Mais uma vez as instabilidades se formam no período da tarde, provocando pancadas de chuva de forte intensidade e com potencial para a formação de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos. Além disso, a chuva forte acompanhada de trovoadas e eventuais rajadas de vento elevam o potencial para queda de árvores.