Notícias

Término do estado de alerta na subprefeitura de Itaquera, às 14h46

14/12/2021 14:48 - Terça-feira

Término do estado de alerta na subprefeitura de Itaquera


Iminência para transbordamento no Rio Verde - Rua Cunha Porã, 241 - Subprefeitura de Itaquera, desde às 13h08. Confirmado extravasamento das 13h20 às 14h46 na Rua: Cunha Porã, com a Rua: Itagimirim.


Permanece em estado de atenção para alagamentos


Zona Norte, desde às 14h37

Marginal Tietê, desde às 14h37

Zona Leste, desde às 12h44


Áreas de instabilidade vindas da região de Campinas, combinadas com outras se formando dentro da própria capital paulista devido a alta umidade na atmosfera e o calor, continuam atuando com até forte intensidade e lento deslocamento na cidade. 

Conforme imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo, chove forte com potencial para granizo em todo extremo da Zonal Leste. Na Zona Norte, nas subprefeituras de Freguesia do Ò e Casa Verde, chove moderado com pontos fortes.


Há potencial para queda de granizo, formação de alagamentos e rajadas de vento. As próximas horas seguem com condição para chuvas fortes com lento deslocamento em outras regiões da capital paulista.


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


As simulações atmosféricas mais recentes indicam grande probabilidade desta semana ser marcada por fortes pancadas de chuva, que se concentram entre as primeiras horas da tarde e o início da noite. O CGE da Prefeitura de São Paulo alerta para a sequência de vários dias com chuva, o que aumenta substancialmente o potencial para a formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, bem como deslizamentos de terra em áreas de risco. 


Na quarta-feira (15) as condições atmosféricas não sofrem alterações. Madrugada de céu nublado com chuviscos ocasionais, termômetros em torno dos 20°C e sol entre muitas nuvens no decorrer do dia. A máxima chega apenas aos 25°C, em decorrência da grande cobertura de nuvens, com índices de umidade do ar entre 50% e 95%. Mais uma vez as instabilidades se formam no período da tarde, provocando pancadas de chuva de forte intensidade e com potencial para a formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra. Além disso, a chuva forte acompanhada de trovoadas e eventuais rajadas de vento elevam o potencial para queda de árvores.


Na quinta-feira (16) o cenário atmosférico não muda, A madrugada deve começar com termômetros em torno dos 20°C e céu nublado com chuva fraca isolada. No decorrer do dia o predomínio será de muitas nuvens com curtos períodos de sol, o que mantém as temperaturas mais baixas no período da tarde. Máxima de 25°C e percentuais mínimos de umidade acima dos 55%, com sensação de tempo abafado. Os temporais retornam a partir das primeiras horas da tarde e só diminuem no início da noite, que deve terminar com céu nublado e chuva fraca.