Notícias

Término do estado de atenção para alagamentos na Zona Norte, das 22h14 até 23h03

14/12/2021 23:14 - Terça-feira

Término do estado de atenção para alagamentos:

Zona Norte, das 22h14 até 23h03

A linha de instabilidade que passou pela Zona Norte da capital paulista com precipitações de até forte intensidade segue perdendo força. Imagens recentes de radar e satélite meteorológico registram apenas chuvas de fraca intensidade atuando na RMSP.

Os termômetros localizados nas estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo apontam a média de 22°C com os percentuais de umidade do ar variando em torno dos 90%. O tempo segue instável no decorrer das próximas horas.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As simulações atmosféricas mais recentes indicam grande probabilidade desta semana ser marcada por fortes pancadas de chuva, que se concentram entre as primeiras horas da tarde e o início da noite. O CGE da Prefeitura de São Paulo alerta para a sequência de vários dias com chuva, o que aumenta substancialmente o potencial para a formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, bem como deslizamentos de terra em áreas de risco.

Na quarta-feira (15) as condições atmosféricas não sofrem alterações. Madrugada de céu nublado com chuviscos ocasionais, termômetros em torno dos 20°C e sol entre muitas nuvens no decorrer do dia. A máxima chega apenas aos 25°C, em decorrência da grande cobertura de nuvens, com índices de umidade do ar entre 50% e 95%. Mais uma vez as instabilidades se formam no período da tarde, provocando pancadas de chuva de forte intensidade e com potencial para a formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra. Além disso, a chuva forte acompanhada de trovoadas e eventuais rajadas de vento elevam o potencial para queda de árvores.

Na quinta-feira (16) o cenário atmosférico não muda, A madrugada deve começar com termômetros em torno dos 20°C e céu nublado com chuva fraca isolada. No decorrer do dia o predomínio será de muitas nuvens com curtos períodos de sol, o que mantém as temperaturas mais baixas no período da tarde. Máxima de 25°C e percentuais mínimos de umidade acima dos 55%, com sensação de tempo abafado. Os temporais retornam a partir das primeiras horas da tarde e só diminuem no início da noite, que deve terminar com céu nublado e chuva fraca.